terça-feira, 17 de maio de 2011

Rock In Rio


Pois é, final de setembro, começo de outubro, e o Rock In Rio vai estar aí! E quem é que não queria ir? (galerinha fã do Restart talvez kkkk) Enfim, galera que realmente curte um bom rock, com certeza gostaria de ir, ao menos pra ver uma de todas as bandas e djs e tudo o mais que irão tocar. E nesse clima todo, fiz uma pesquisa - nada avançada, mas tudo bem - sobre esse evento. E posto aqui algumas curiosidades pra vocês =)


Em 1985, o final da apresentação do AC/DC foi marcado pelos disparos de dois canhões, um de cada lado do alto do palco em "For those about rock". E outra curiosidade, é que os australianos só iriam tocar no festival se o sino de meia tonelada viesse com eles. O sino veio de navio, mas a estrutura do palco não o agüentou, portanto um dos cenógrafos do Rock in Rio fez escondido e as pressas um sino de gesso para a ocasião.  Essa gente estrangeira é fogo ein xD









Também os Paralamas do Sucesso se apresentavam levantando a bandeira da capital Brasília durante o show. Acabado também de lançar seu segundo e melhor disco, a banda percebendo que não haviam bandas paulistas no evento, cantou a música 'Inutil' do Ultrage a Rigor em homenagem aos grupos de São Paulo.

Iron Maiden teve seu segundo maior público no Rock in Rio de 85, com 200 mil pessoas, e seu maior público na terceira edição do evento (isso ai Brasil o/). A apresentação foi uma das melhores da World Slavery Tour 84/85, turnê do disco Powerslave,que foi lançado em 1984.

No dia em que Barão Vermelho foi se apresentar estava acontecendo a eleição civil que seria vencida por Tancredo Neves. O então guitarrista Frejat (hoje vocalista) subiu no palco usando uma calça verde e uma camisa amarela. Antes de entrar o solo de guitarra de Frejat em "Pro Dia Nascer Feliz", o vocalista Cazuza soltou uma das frases mais marcantes do festival: "Que o dia nasça lindo pra todo mundo amanhã. Um Brasil novo e com a rapaziada esperta!". 


Ozzy Osbourne foi aplaudido como muitas vezes em sua carreira e declarou que jamais vira público tão versátil e caloroso como o carioca. teve também quase sua presença não confirmada por causa do famoso episódio do morcego que teve a cabeça arrancada a dentadas pelo próprio Ozzy num show em 82. YGSDUYASGDYUGASYUG OMG. Os organizadores do festival colocaram no contrato dele uma clausula que o proibía de comer qualquer tipo de animal vivo no palco (Ta aí o motivo dele não ter comido a galinha jogada no palco por um espectador Oo).
Ozzy também se apresentou usando uma camisa do Flamengo (presente dado por um fã), imagem essa que chegou a virar capa de revista no Brasil (se eu torcesse pro Flamengo ficaria orgulhosa né, ou não kkk)


Todos os integrantes do Queen concordam dizendo que aquela apresentação em 85 foi uma das cinco mais emocionantes do grupo!

Com direito ao vocalista Klaus Meine com uma grande bandeira do Brasil, e o guitarrista Matthias Jabs tocando uma guitarra com o logotipo do festival e pequenas bandeirinhas brasileiras estampadas nela, o Scorpions foi uma das grandes atrações. A banda até filmou a visita ao Rio e algumas imagens foram editadas no videoclipe da versão ao vivo de Still Loving You do disco World Wide Live, que foi lançado seis meses depois da apresentação no Rock in Rio.

Em 1991, na segunda edição do evento, o Rock in Rio foi realizado no Maracanã e o público de 700 mil pessoas, e 9 dias de shows *-* 
Dessa vez, Guns N' Roses deu a graça. Na opinião de seu líder e vocalista Axl Rose, "uma de suas melhores apresentações em todos os tempos".


PhotobucketGraças a participação no festival, o Faith No More passou a ser a banda estrangeira mais cultuada do Brasil na época. Também fez amizade com o Sepultura, no qual o vocalista Mike Patton gravou a canção Lookaway, presente no disco Roots (1996). 












A banda Sepultura estava gravando seu quinto CD, o Arise, quando foram convidados a participar do festival. Apesar de ter tido apenas 30 minutos de show, o Sepultura fez uma apresentação memoravel no Rock in Rio II e deixou o público querendo mais.

Em sua primeira participação no Rock in Rio, foi votada por uma enquete da Rede Globo como a segunda pior do festival, atrás apenas da também brasileira Biquini Cavadão. Gessinger, Licks & Maltz, em pleno estouro do hit-cover "Era Um Garoto …", sequer foram mencionados por um grande jornal paulista. Consolo ou não, Engenheiros do Hawaii foi, em destaque, a única banda brasileira reconhecida por ter feito um show de qualidade comparável aos dos gringos pelo jornal norte-americano New York Times, em sua cobertura. 


No ano de 2011, tivemos a terceira edição do evento. Recebendo a legenda de "Por Um Mundo Melhor" o que se marcou com o ato simbólico de observação de cinco minutos de silêncio antes do início das apresentações no primeiro dia do evento. Às 19 horas daquele dia 12 de Janeiro de 2001, três mil rádios e 522 TVs silenciaram pela melhoria do mundo. O início e o fim do ato foram marcados pelo toque de sinos e pela libertação de pombas brancas, representando um pedido pela paz mundial.

Nessa edição tivemos o Iron Maiden novamente, que fechou a antepenúltima noite, conhecida como a 'noite do metal'.  Os integrantes da banda consideraram a apresentação memorável, tendo-a transformado em CD e DVD, intitulados "Rock in Rio", que foram sucesso de vendas ao serem lançados em 2002.

O Sepultura e o Guns N' Roses também estiveram novamente. Sendo a ressurreição dos Guns, por estarem parados desde 1996. Porém realizaram somente um show mínimo somente com o Axl, e o tecladista Dizzy Reed.

Oasis também veio. Com direito até do vocalista Liam Gallagher assediar a aeromoça na vinda pro Brasil. UISHADIUHASUIH mereço. Na coletiva para a imprensa, Noel Gallagher foi perguntado o que seria para ele um mundo melhor e o guitarrista disse: "Um ar mais puro e nada de armas e rosas".

O líder o vocalista da banda R.E.M.Michael Stipe declarou que aquela foi uma das apresentações mais emocionantes de sua carreira, especialmente pelo fato de aquela ser a primeira vez em que a banda se apresentara perante 250 mil pessoas. 

Ira! e Ultraje a Rigor se apresentaram juntos nessa terceira edição, e fizeram uma ótima performance brasileira no festival. Até cantaram Should I Stay Or Should I Go do The Clash, que tocava numa propaganda na Globo a um tempo atrás xD e também Paranoid do Black Sabbath. No final, o Ultraje a Rigor se despediu da platéia mostrando suas nádegas LOL



A banda Foo Fighters inicialmente não foi convidada para participar, mas os organizadores pensaram melhor depois de ver que a banda liderava uma enquete sobre 'atrações favoritas' feita no próprio site do Rock In Rio. Coincidentemente, o vocalista Dave Grohl fazia aniversário no dia da apresentação com direito a bolo trazido ao palco por sua então namorada Melissa Auf De Mur (ex-Hole) e a um beijo de Cássia Eller. O show fez parte da turnê do disco There is Nothing Left to Lose, editado em 1999.


Silverchair arrebentou. A banda australiana realizou a melhor apresentação estrangeira da última noite do evento. Embora a banda tenha emocionado a platéia - especialmente a ala feminina - com as baladas Ana's Song e Miss You Love, o ápice veio no encerramento do show com Freak, onde Daniels Johns cantou em tom grave, agudo e normal, enquanto que alguns espectadores estenderam uma faixa que dizia "Grunge Not Dead (Grunge Não Morreu)". 

E mesmo num evento chamado ROCK in Rio, tivemos Sandy & Junior, Britney Spears e Carlinhos Brown xD

Então é isso galerinha, se quiserem saber mais sobre o Rock In Rio, datas, e atrações desse ano acessem aqui: http://www.rockinrio.com.br/
Pra quem não comprou, dinheiro e sorte na próxima vez ;/



Nenhum comentário:

Postar um comentário